Treino Funcional

Segundo Santana (2007), o treino funcional é “um espectro de actividades que condicionam o corpo consistentemente com a integração dos seus movimentos e/ou utilizações.”

“O treino funcional engloba um conjunto de métodos e aplicações que ajudam na transferência do treino para a competição (…) a função deve ser vista como uma abordagem integrada (ao contrário de isolada) que envolve o movimento de partes múltiplas do corpo em múltiplos planos.” (Gambetta, 2007)

O treino funcional é um método de trabalho ainda mais dinâmico do que os treinos convencionais. Este Treino é caracterizado por mesclar diferentes capacidades físicas num único exercício. Ao contrário dos localizados, os exercícios funcionais solicitam diversos músculos simultaneamente, em cadeias. Os movimentos trabalham a força muscular, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório, a coordenação motora e o equilíbrio. Benefícios do treinamento funcional:
Além da tonificação muscular, o treino funcional implica uma maior complexidade do movimento e no envolvimento de várias capacidades físicas. Isso faz com que o organismo tenha um gasto energético muito maior, além de trazer grandes contribuições, como:
» Fortalecimento muscular
» Melhora a postura
» Ameniza as dores nas costas
» Trabalha o corpo todo de uma vez só
» Trabalho cardiorrespiratório
» Equilíbrio e coordenação motora
» Flexibilidade
» Treino mais dinâmico

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